O que é um coworking?

Um coworking é um modelo de trabalho onde os profissionais inseridos compartilham o mesmo ambiente e têm toda a estrutura de um escritório. E o melhor, sem se preocupar com o gerenciamento ou custos operacionais do dia-a-dia, tendo assim, possibilidade de pagar apenas pelos recursos utilizados. Eis o sonho da jornada flexível! Se você quer entender melhor sobre esse universo, continua a leitura aqui embaixo que tem muito mais desse tema para você conhecer!

UM POUCO DE HISTÓRIA

Embora o termo coworking tenha sua etimologia datada de 1999, quando um desenvolvedor chamado Bernie DeKoven formatou uma plataforma de trabalho colaborativo através de computadores, o primeiro espaço físico propriamente dito, surgiu em meados de 2005. Foi quando, nos Estados Unidos, o engenheiro de software chamado Brad Neuber, junto com seu amigo Hat Factory, decidiu compartilhar espaços com profissionais que não tinham como custear escritórios próprios. Além de compartilhar o ambiente, eles também queriam compartilhar experiências. De lá pra cá o termo Coworking vem sendo bastante utilizado em todo o mundo, assim como o mercado tem crescido exponencialmente.

MAS, QUEM USA COWORKING?

A verdade é que todo profissional ou empresa pode utilizar Coworkings, apesar de muitos ainda não conhecerem essa modalidade. Alguns profissionais muito comuns de serem vistos em coworking são: Advogados, Desenvolvedores, Arquitetos, Publicitários, Designers, Fotógrafos, Psicólogos, Coaches, Contadores, pequenas empresas de qualquer modalidade que precisem de um espaço com baixo custo e grandes empresas que não necessitam de um time disponível no formato padrão de trabalho, mas que possam escalar um revezamento da utilização dos recursos estruturais.

Consultórios compartilhados também são uma ótima oportunidade para profissionais de saúde recém-formados que ainda não podem ter o próprio espaço, como nutricionistas, dentistas, terapeutas, dermatologistas, entre outros.

Compartilhar é uma ação! E além de serviços, localização e preços, na hora de escolher, você deve levar em conta o networking que se pode construir em um ambiente compartilhado, pois coworkings também podem gerar bons negócios entre membros de uma mesma comunidade.

TIPOS DE COWORKING

Por ser um mercado relativamente novo, a verdade é que os Coworkings não tem um formato 100% definido, mas podemos encarar que se há a cultura do compartilhamento e colaboração, provavelmente estaremos falando de Coworking. Listamos alguns modelos que já podemos encontrar neste mercado ascendente:
  • Business Center - São Centros comerciais voltados, principalmente, ao serviço de sala privativa, mas sem se restringir a ele. Geralmente tem uma comunicação visual mais sóbria, pois é voltada a profissionais com um comportamento mais tradicional.
  • Aceleradoras ou Hubs de Inovação - Nesse formato a Aceleradora se propõe a impulsionar o desenvolvimento dos usuários (geralmente start-ups), o que pode ser feito através de cursos, networking, captação de recursos externos ou até investimento próprio. É muito comum que haja uma participação da Aceleradora nos resultados obtidos por essas empresas.
  • Coworkings de Nicho - Ambientes pensados para atender necessidades específicas de um segmento. Existem estruturas montadas com equipamentos diversos para atender profissionais como fotógrafos, arquitetos, esteticistas, etc
  • Consultórios Compartilhados - É um Coworking de nicho, mas separamos aqui pois tem tomado grande volume. São espaços voltados para profissionais da área de saúde, com a infraestrutura necessária para os atendimentos. É muito comum que o profissional trabalhe com reservas recorrentes, onde ele agenda uma sala para o mesmo dia da semana, durante um determinado período.
  • Escritórios Virtuais - Estilo de escritório onde não necessariamente o profissional precisa utilizar o espaço, e sim o endereço para divulgar que possui um escritório, de forma a agregar credibilidade aos serviços que oferece. Muitas vezes, o profissional que necessita desse tipo de serviço não precisa utilizar o ambiente físico com frequência, portanto reserva a sala de reunião/atendimento apenas quando há uma necessidade. É um dos serviços preferidos por profissionais liberais como advogados e contadores!
Em geral, coworkings oferecem planos flexíveis, onde você pode usar os ambientes por hora ou por período, ter um plano mensal com uma mesa à sua disposição sempre que você precisar ou até mesmo uma sala exclusiva para você e sua equipe.

DIFERENCIAIS

Ainda está com dúvidas do por quê essa modalidade de trabalho pode ser mais vantajosa do que tudo que você já viu? Então se liga nos quatro motivos abaixo:
  1. Num escritório convencional você precisa fazer todo o investimento para montar uma estrutura, já em um Coworking você possui a maior parte dos recursos a sua disposição sem se preocupar com manutenção, gerenciamento de funcionários e tudo que envolve a gerência de um espaço. Para empresas essa é uma alternativa muito interessante, pois não é necessário comprar o metro quadrado, mas apenas pagar o preço por cada colaborador.
  2. O espaço que você precisa! Será que você realmente precisa de uma recepção, copa, área de descompressão? Essa estrutura geralmente ocupa 40% dos seus custos operacionais e muitas vezes nem são muito utilizadas. Num ambiente compartilhado, você só usará quando necessário e não terá essa responsabilidade de manter essa área, além de compartilhar os custos com os outros clientes do Coworking.
  3. Flexibilidade: você pode locar por dia, por mês, por ano, por semestre e até por hora. Então, se a sua empresa está em fase de crescimento, você pode migrar para uma sala maior ou contratar mais estações de trabalho, se você precisou pivotar a empresa e diminuir a equipe, basta encerrar a utilização de estações excedentes, ou migrar para uma sala menor. Isso diminui o seu custo de risco!
  4. Hoje, para reter talentos, é muito importante pensar na qualidade de vida que a empresa entrega ao funcionário. Jornadas flexíveis, energia do ambiente e desafios construtivos tem sido o Mindset das novas gerações, isso se reflete na construção de ambientes corporativos e os Coworkings se preparam para suprir essas condições.

Gostou de tudo que leu até aqui? Que tal fazer algumas contas para definir melhor como um coworking pode te ajudar? Descubra uma média de valores para construir a sua operação num Espaço Compartilhado, e se quiser encontrar o Coworking mais próximo, basta acessar o nosso mapa e pesquisar!

Referências Bibliográficas:
  • https://exame.com/negocios/coworking-uma-nova-forma-de-se-trabalhar/
  • https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/coworking-o-que-isso.htm
  • https://www.coworkingresources.org/blog/history-of-coworking
  • http://cboffice.com.br/blog/2018/05/como-surgiu-a-modalidade-de-trabalho-chamada-coworking/

Vem pro Coworking

Quem somos

Esse projeto foi concebido no berço da Conexa, empresa líder no Brasil no segmento de software para gestão de Coworkings.
Ao longo dos anos percebemos a importância que é trabalhar em colaboração, isso dá margem para que todos possam se desenvolver e crescer juntos. Em um momento tão delicado como esse, não seria diferente e, exatamente por isso, mais do que nunca, queremos ajudar não só clientes Conexa, mas todo o segmento de Coworking e quem ainda não faz parte desse universo e quer experimentá-lo.

Nosso propósito

O VPC não tem fins lucrativos, o objetivo do projeto é mostrar aos profissionais liberais e empresários como um coworking pode ajudá-los. Ao contrário do que muitos pensam, esse modelo de escritório não tem como finalidade apenas reduzir custos operacionais, mas também de criar networkings que poderá até ajudar no crescimento dos negócios.
Acreditamos que o segmento ajudará a salvar muitos dos pequenos e médios negócios brasileiros da falência. E temos como propósito levar essa informação ao máximo de pessoas possíveis em todo o território nacional.

Como Funciona

Através do site o visitante informa o seu ramo de atividade e responder a algumas perguntas relacionadas a sua estrutura. Ao avançar, com base em diversas estatísticas do mercado, nossa inteligência apresenta como um coworking poderá ajudar na redução de custos e na aceleração na retomada dos seus negócios. O resultado será formado por serviços oferecidos pelos coworkings que se encaixam no perfil do visitante. Neste resultado não serão apresentados espaços específicos, mas sim serviços do segmento.
Além disso, manteremos no site um catálogo de coworkings que poderão se cadastrar gratuitamente. Iremos ajudar o segmento em geral tornando-o mais conhecido, mas daremos destaque para os nossos clientes que,

Divulgação

Estamos destinando grande parte das nossas verbas de marketing para divulgação do VPC, direcionando os esforços com foco na retomada da economia. Sabemos que esse momento vai variar de uma região para outra, afinal, cada lugar está lidando de forma diferente com o atual cenário. Buscamos alcançar o objetivo através de postagens patrocinadas em redes sociais, direcionadas, principalmente, e não só, ao público-alvo dos espaços de Coworking – isso está sendo definido com base em pesquisas e dados de estudos estratégicos.

Como você pode ajudar

Juntos poderemos fazer esse projeto ganhar uma enorme proporção. Acreditamos na força da comunidade dos coworkings e que, unidos, poderemos conseguir parcerias e visibilidade até mesmo na imprensa. Iremos disponibilizar também peças publicitárias para que todos possam divulgar em suas redes sociais, mailing e outras mídias.

Juntos sairemos mais fortes,
Um Abraço,
Equipe Conexa

Complete seu Cadastro

Acessar

Já é cliente Conexa? Não precisa se cadastrar, solicite sua senha clicando aqui

Recuperar senha

Você é cliente Conexa?